PORQUE ANDO DE MOTO

PORQUE ANDO DE MOTO

13° DIA DE VIAGEM


DIA 23 / 09 / 2015

NOSSA LOCALIZAÇÃO 


SAÍMOS DE : ORURO - BO

DESTINO : TIAHUANACO - BO

RODAMOS : 295 KM

ACUMULADO : 4799 KM

    A viagem de hoje era para ser bem tranquila, íamos rodar só 295 km e para isso pegamos a RN 1 , passamos por Patacamaya, depois Calamarca, cidades pequenas que ficavam as margens da rodovia.     A paisagem era a mesma do dia anterior e estava tudo tranquilo, ao entrarmos em  La Paz,  o bicho pegou, o tumulto das grandes cidades, o transito caótico das vans,  o  GPS não funcionava direito, a falta de placas, ficava difícil saber qual o trajeto que devimos seguir, ai não teve jeito, paramos na av. principal e perguntamos para um policial, apos as explicações seguimos a orientação dele e fomos parar no meio do nada, paramos  novamente e pedimos explicações... voltamos tudo e saímos  na av principal novamente... para ficar mais emocionante começou a chover, agora era o transito caótico, chuva , vans, bagunça e nos lá em busca de uma informação... Finalmente encontramos um Boliviano que nos explicou como pegar a estrada para Tiahuanaco...Depois de seguir a av principal quase ate o final, viramos  no 3° viaduto, fizemos  o contorno, passamos por cima dele, seguirmos em frente, viramos pra lá e depois pra cá, saímos numa rua de terra cheia de pedra... Paramos e perguntamos novamente qual o caminho? Para a nossa surpresa, era aquele mesmo, seguimos em frente,  apos de alguns quarteirões chegamos no asfalto, e uns 800 mts  a frente pegamos a RN 1, uma estrada muito boa, com um visual maravilhoso de montanhas cobertas de neve, coisa linda... Só para lembrar a altitude em La Paz é de 3660 mts.
 A chuva parou e apos abastecermos,  continuamos a viagem por cerca de mais 70 km, ate chegamos em Tiahuanaco.  Cidade pequena, bem rustica, que ficava em um vale que parou no tempo, da estrada vimos o Hotel Akapana, lindíssimo por sinal e ficava pertinho da entrada das ruínas e do museu. Internet só em um lugar da cidade, o hotel tinha uns 40 quartos e só tinha nos de hospede.     Apos nos acomodarmos, fomos passear na cidade e  almoçar. Havia uma praça com um restaurante bem simplesinho, (alias na cidade é tudo simplesinho) e foi ali mesmo que fomos comer. Enquanto esperávamos a comida, em outra mesa havia um casal de Bolivianos com dois  filhos pequenos que não tirava os lhos de nos, ate que o rapaz criou coragem e perguntou : - Vocês são Brasileiros? Respondemos que sim. Ai começou um bom papo com o Ruanyto, que falava com muito orgulho que seu filho mais velho  tinha nascido no Brasil e era Brasileiro igual a nos. Perguntamos de onde que ele era no Brasil, e ai o bicho pegou.... nos disse que era de São Paulo do Braz e que trabalhou com a esposa nas confecções. Na mesma hora nos lembramos das reportagens de exploração da mão de obra Boliviana, que é relatada nas confecções do Braz e ficamos calados, já pensado no pior... Mas nos enganamos,  o Ruanyto com um sorriso enorme no rosto, começou a nos agradecer como Brasileiro, pela oportunidade de emprego que nosso País deu para para ele,  apos 4 anos trabalhando no Brasil, ele e a esposa, voltaram para a terra dele e com o dinheiro que ganharam, compraram um sitio, criavam umas vaquinhas, cuidavam de uma plantação, e agora estavam comemorando a compra de um trator para ampliar a plantação.
    Nos ficamos super emocionados, essa gente é tão simples, vive nua pobreza tão grande, que aquilo que para nos é exploração, para eles é a oportunidade de uma vida melhor... E não teve jeito, paramos de comer fomos tirar fotos com a família, conhecer o trator novo ( e que trator...) e o mais importante, foi vivenciar um momento como aquele... Isso não tem preço !!!!!


A CAMINHO DE TIAHUANACO....








ENTRADA DE TIAHUANACO...


OLHA QUE PORTAL MANEIRO...


A FACHADO DO HOTEL...



JÁ ME ADAPTEI A CIDADE...


A IGREJA DA CIDADE...


ESSE O RESTAURANTE COM COMIDA INTERNACIONAL...


ESTA A PRAÇA DA CIDADE...




A FAMÍLIA DO RUANITO...




RUANITO E SEU TRATOR...


OLHA SÓ ESSA COMIDA... SABE COMO CHAMA? PIQUE ALO MACHO.







VAMOS CONHECER O HOTEL...





A ENTRADA...




O RESTAURANTE QUE DA VISTA PARA AS RUÍNAS...







Nenhum comentário:

Postar um comentário